quinta-feira, 10 de maio de 2007

Depois de Portugal, Vasco da Gama rumo a Oriente

De vez em quando o canal público até cumpre o serviço público e até passa bons filmes, pena é que não tenha sido a horas muito decentes para um filme de quase quatro horas mas quem não tem muito fazer esta semana aguenta bem a dose. Falo de Apocalipse Now do Francis, aquele que para mim é "o filme" e mais não me alongo porque já quase toda a gente o viu e não era bem disto que queria falar. Claro que quando o filme acabou lá fui ao imdb ver se já tinha posto o 10/10 e como isto da net é viciante, fui á procura de mais informação e descobri que quando Apocalipse Now ganhou a palma de ouro em Cannes era um work in progress e, que o festival preferido dos cinéfilos vai começar na próxima semana. E é aqui que queria chegar. Na competição oficial, por entre os novos do David Fincher, do Kusturica, do Gus Van Sant, dos irmãos Cohen entre outros, vai estar o filme "americano" do cineasta de Hong-Kong, Wong Kar Wai, My Blueberry Nights, que como o poster abaixo mostra promete, ainda não há trailer.Este cineasta é um dos meus preferidos nesse fetiche que tenho pelo cinema asiático e confesso que aguardo com espectactiva esta incursão por hollywood, primeiro porque normalmente nunca correm bem e porque neste filme não vai ter a ajuda de Christopher Doyle na cinematografia que conferia uma parte do fascínio nos filmes anteriores. A carreira deste senhor tem sido prolífica em grandes obras, sempre rodando à volta da mesma temática, 2 pessoas, boy meets girl, o tempo e o espaço ficam diferentes como que parados, tudo isto filmado com uma sensibilidade e proporcionando-nos imagens belíssimas. Destaque para a trilogia, Days of Being Wild, In the mood for love e 2046, isto dentro de um percusso quase sem pontos baixos e que para quem não conhece aconselho vivamente a descobrir. Só o final do Fallen Angels vale mais do que muito do cinema que até se diz de autor. E pronto, hoje não estou muito de verborreia, melhores dias virão, prometo.
Já agora, para não vir para aqui encher o blog com música, criei um outro, que até pode ser visto como uma secção deste, inteiramente dedicado a videoclips. Agradece-se colaboração.

3 comentários:

André disse...

Ainda bem que avisas porque fiquei fã com o pouco que vi e já não me lembrava que estava pra sair um novo. Quanto ao poster, parece-me bastante normal... talvez um bocado foleiro no canto inferior direito.
O link para o outro blog não está a funcionar.

capitaotimor disse...

O pá pronto o Jude Law é um bocado broche mas as miúdas estão giras. Aliás o Wong Kar Wai escolhe e põe sempre as mulheres com uma pinta...

luisjorge disse...

A propósito...2046 é estudado em programas de secundário na França.
Para quem não sabia, incluido eu, o final deste filme é aleatório devido a problemas na produção...isto não satisfez o realizador...mas lá ficou.
Quanto ao último filme Wong Kar-Wai afirma "My Blueberry Nights é um filme de cinéfilo"....
POr minha parte faço caca no elenco e agarro-me ao último dito.