domingo, 1 de abril de 2007

Não resisto em só falar de um filme

Hoje estou bem disposto, por isso vou tomar a liberdade de falar não de um, mas de dois filmes.
Muito sucintamente, A Scanner Darkly(2006) e Brazil(1985).
A Scanner Darkly é o último filme de Richard Linklater, realizador de culto, que já nos ofereceu filmes como Before Sunrise, Before Sunset e Waking Life. Baseado na obra homónima do mago da ficção cinetífica norte-americana Philip K. Dick, a A Scanner Darkly é a estória de um polícia infiltrado, que na tentativa de tornar o seu disfarce o mais credível possível se envolve no consumo excessivo de uma nova droga, "substance D", acabando por perder o controlo da sua personalidade. Tal como Waking Life, A Scanner Darkly foi animado sobre o fotograma da película, resultando numa bela imagem de animação, na qual o sonho parece misturar-se com a realidade, promovendo ainda mais confusão na cabeça do espectador, " What Does A Scanner See?". Com Keanu Reeves e Winona Ryder nos principais papéis, este é um filme a não perder.... Opps, infelizmente, este é um filme cujos direitos não foram comprados para Portugal, por isso só deveremos ter oportunidade de o ver quando chegar ao circuito do Home-DVD, se forem como eu e fizerem muita questão de o ver, porque gostam que brinquem com os vossos sentidos, baixem da net.
A ideia do blog, era um filme por semana, mas há tantos filmes que é inpossível limitar a um por semana. O filme sobre o qual falo a seguir, Brazil, é visão fantástica de Terry Gilliam sobre o clássico da literatura mundial "1984" de George Orwell. Terry Gilliam, membro dos hilariantes Monty Phyton, relata a estória de Sam Lowry, Jonathan Pryce, cuja vida de burocarata se vê interrompida, quando na tentativa de corrigir um erro se torna inimigo do governo. Constantemente a sonhar acordado, Sam voa de asas bem abertas sobre a sociedade que despreza e na qual quem não está com o governo, está contra ele. Distópico, romântico, provocador e cheio de grandes imagens, Brazil tem tudo o que um filme onírico pode e deve ter. Para acabar, referir o contribuição maravilhosa do canalizador Archibald 'Harry' Tuttle interpretado por Robert De Niro, que ao bom estilo Super Mario, aparece sempre para ajudar Sam.

Sei que tinha prometido um filme do Woody Allen, espero fazê-lo para a semana, numa nova rubrica a que vou chamar "Filmes que inspiraram outros filmes" e que vai começar com de Federico Fellini versus Stardust Memories de Woody Allen.

Bons filmes

3 comentários:

@nibes disse...

Bom, eu espero que me emprestes os filmes para poder tecer algum comentário acerca deles. A única coisa que posso afirmar: os nomes não me são estranhos. heheh

Joni disse...

muito bom discurso... como nao vi os filmes,fico ainda com mais vontade de os ver...
continua no bom caminho de opiniao
abraco

@nibes disse...

Finalmente aluguei o filme "A scanner Darkly", recomenda-se.
Mas soube-me a pouco.